Blog criado pelo grupo , composto por: Dayanne Alves,Breno Valentino, Igor Eduardo e Fellipe Matheus, feito para que você possa tirar suas duvidas sobre a Ásia Central.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
sábado, 17 de setembro de 2011
Gur Emir (Ponto Túristico)
Entre os monumentais complexos de Samarcanda, aparecidos a princípios do século XV se distingue o construído por Tamerlán em honra a seu neto Myjamed-Sultão e conhecido pelo nome de Gur Emir. O complexo tinha uma almadraza e uma khanaka (palácio destinado a alojar a convidados especiais e professores estrangeiros que chegavam para dar as aulas magistrais), situadas ao lado do palácio do seu neto Mujamed. Quando este morreu subitamente ao voltar de uma campanha em Ásia Menor, em 1403 Tamerlán ordenou a construção de um majestoso mausoléu.
A madraza não era muito grande, de planta retangular, tinha 29 cômodos em cada uma onde viviam dois estudantes. Através de um pátio com jardim se unia com a khanada situada em frente. Este pátio estava rodeado de um muro, tinha quatro abobadas iwanes (grandes salas abertas na frente e geralmente cobertas com uma cúpula) nos eixos e quatro minaretes nas esquinas.
Deste complexo apenas se há conservado o Muro Sul e a Porta Principal de entrada cuja superfície está completamente coberta de composições de mosaicos com tons brilhantes e finos gravados de figuras geométricas e motivos florais.
O Mausoléu foi construído em um estilo inovador para a época, seguindo uma corrente que apareceu a princípios do século XV dominada pelos princípios da arte centro-americana e das tendências orientais mais próximas. Sua construção começou no início de 1403 e se prolongou mais do previsto, terminou no final de 1404 quando o próprio Tamerlán não conformado com a altura da cúpula exterior ordenou aumentá-la.
Os sepulcros se encontram em uma pequena cripta subterrânea. Na sala principal está as tumbas decorativas lavradas em mármore, ônix, e incluso na do próprio Tamerlán com nefrite. A parede interior está coberta na sua base por um papel de mármore que a rodeia. Toda a extensa superfície do interior está decorada com numerosos ornamentos e pinturas de baixo relevo com pré-domínio de ouro nos traços. O solo está formado por azulejos cobertos de mármores. Uma vala talhada também em mármore, rodeia o recinto onde estão as tumbas. O exterior é coroado por uma fantástica Cúpula Nervada coberta de mosaicos azuis e figuras geométricas. Todo o conjunto se diferencia por seus rasgos solenes e monumentais.
Durante o século XV foram enterrando diferentes membros da família de Tamerlán, o primeiro foi Mir-Seid-Bereké, morto em 1403, depois os restos mortais de Tamerlán e seu neto, que estavam enterrados em Khanata foram transladados ao Gur Emir. Depois do assassinato de Uluz Bek, também seus restos mortais e seus dois jovens filhos foram sepultados ali. Outros membros da família dos Timuridas se encontram enterrados ao redor do mausoléu.
O Gur Emir nos assombra com sua simplicidade e grandeza, com suas formas arquitetônicas e com a monumental riqueza que o adorna. É sem dúvida um dos lugares mais impressionantes de Ásia Central.
Curiosidades 2
- 70% das obras de arte do museu de Cabul no Afeganistão foram roubadas nos anos 1990 e vendidos no mercado negro, incluindo peças como de ouro Bactrio de Tilya Teppe e o Marfim de Begram. Os talibãs destruiram mais de 2000 peças e estátuas, conotando-as de anti-islâmicas.
- O Mausoléu de Bakhautdin Naqsband em Bukhara no Uzbequistão é o local Sufi mais importante de toda a Ásia Central.
- A maior parte dos Tajiques são Muçulmanos Sunitas, mas os Tajiques Pamiri ( das montanhas do Pamir ) da zona do Gorno-Badakhsahn são do grupo Muçulmano Ismaili, Shiitas e por isso não têm mesquitas.
- Os Uzbeques ao contrário dos Cazaques resitiram à “russificação”, tendo ao longo dos tempos redescoberto e valorizado a sua rica cultura e costumes. Os cazaques são os mais “russos” de todos os povos da Ásia Central.
- A percentagem de muçulmanos na Ásia Central varia desde 47% no Cazaquistão, 75% no Quirguistão, 85% no Tajiquistão, 88% no Uzbequistão e 89% no Turquemenistão.
Localização
Esse
subcontinente é constituído por cinco países:
Cazaquistão,
Uzbequistão, Turcomenistão, Tajiquistão e Quirguistão.
Juntos,
compõem uma área de 4 milhões de km², sendo o Cazaquistão o maior em espaço
territorial, pois abrange 2,7 milhões de km².
Uzbequistão
Tajiquistão
Cazaquistão
Quirguistão
Turcomenistão
População
No subcontinente vivem cerca de 60 milhões de habitantes. As populações
do Uzbequistão e do Cazaquistão juntas, somam 45 milhões, número que representa
75% do contingente populacional da Ásia Central.
Grande parte da população encontra-se no campo, dessa forma, as atividades econômicas estão ligadas à produção agropecuária. O acesso aos serviços de saúde é bastante debilitado, fato que explica os grandes índices de mortalidade infantil e os baixos índices de esperança de vida. No Uzbequistão, por exemplo, entre mil nascidos, morrem 68,9 crianças; e a expectativa de vida é de 65 anos. Diante das características acima, pode ser constatado um elevado número de jovens na população absoluta.
Economia
Com o declínio do socialismo e o fim da União Soviética, abriu-se
caminho para que os países da Ásia Central promovessem a proclamação da
independência, isso a partir de 1991. Então, os países da Ásia Central
(Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão)
ingressaram na CEI (Comunidade dos Estados Independentes), associação criada
por ex-repúblicas da URSS.
O surto de independência na Ásia Central promoveu diversas mudanças na configuração política e econômica da região. Algumas mudanças ocorreram quase que simultaneamente, como a implantação de processos eleitorais e a abertura da economia, por exemplo, abrindo espaço assim para a entrada do capitalismo e capital estrangeiro.
A configuração da economia da Ásia Central está largamente ligada ao setor primário, principalmente no segmento da agricultura, pecuária e do extrativismo mineral.
Quanto ao extrativismo mineral, o subcontinente abriga em seu subsolo
jazidas de diversos tipos de minérios. Dentre muitos, os principais são: carvão
mineral e minério de ferro em países como o Cazaquistão e o Quirguistão, e
petróleo e gás no Uzbequistão, Turcomenistão e Cazaquistão. Existem ainda
indústrias de beneficiamento, como siderúrgicas, petroquímicas, alimentícias e
têxteis
Carvão Mineral
Minerio de Ferro
Siderúrgicas
Gás Natural
Industria Alimenticia
Industria Textil
Vegetação
A composição vegetativa do subcontinente é bastante restrita, com a
presença de vegetação do tipo estepe, ou seja, pobre em biodiversidade (flora e
fauna). Tal característica é proveniente, dentre outros fatores, do clima, uma
vez que na região há o predomínio de clima do tipo árido e semi árido,
portanto, seco.
Assinar:
Postagens (Atom)