quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Hidrografia

Rio Syr



Rio Amu



A característica climática que prevalece no subcontinente em questão interfere na composição hidrográfica presente na região, sendo restrita à quantidade de rios. Os principais rios são o Syr e Amu, ambos desembocam no Mar de Aral.
O mar de Aral está localizado a noroeste do Uzbequistão e a oeste do Cazaquistão. Esse mar tem sofrido grande impacto ambiental, desde a década de 60 o Aral está perdendo água (secando), sendo um dos maiores problemas de caráter ambiental do mundo.

O mar de Aral está secando porque um de seus principais afluentes, o rio Amu, teve seu curso desviado para atender as necessidades de irrigação para o plantio de culturas como o arroz e o algodão. Diante desse quadro, o mar de Aral passou a não receber uma significativa quantidade de águas, provocando a diminuição de seu volume.

Curiosidades sobre a Ásia Central

O Mar Aral foi antes o 4º maior lago do mundo. É hoje reconhecido como o maior desastre ecológico artificial do mundo. Nos anos 80, cerca de 60,000 pessoas viviam da pesca e eram retirados cerca de
20,000 toneladas de peixe. Hoje quase tudo desapareceu na totalidade. O lago em 40 anos fic
ou reduzido a
menos 16 metros de água, mais de 70% do lago desapareceu.


Mar de Aral Antigamente



Mar de Aral Atualmente

Relevo

A superfície da Ásia Central é constituída basicamente por um relevo relativamente plano, com a presença de planícies e de planaltos de altitudes modestas, salvo regiões próximas à fronteira com países do Oriente Médio, onde há presença de montanhas.


Planaltos

Planícies

Agricultura

Na produção agrícola, destaca-se o cultivo de algodão e frutas. Para o desenvolvimento da agricultura é preciso empregar técnicas de irrigação de maneira intensiva para garantir a produtividade e o abastecimento interno de alimentos. Na produção pastoril, a região tem como principais criações: ovinos, caprinos, eqüinos, bovinos e camelos. A atividade agrícola exerce uma enorme relevância para a composição econômica da Ásia Central.



Sistema de Irrigação

Equino

Algodão

Ovino

Frutas

Bovino

Caprino

Criação de Camelo

Cultura

Religiões

Islã é a religião mais comum nas Repúblicas da Ásia Central, Afeganistão, Xinjiang e as regiões periféricas ocidentais, como Bashkiria. A maioria dos muçulmanos da Ásia Central são sunitas, embora haja considerável Shia minorias no Afeganistão e Tajiquistão.

Zoroastrismo, uma religião com origens em Afeganistão, foi uma grande fé na Ásia Central, antes da chegada do Islã. É influências ainda é sentida hoje em celebrações, como Nowruz, realizada em todos os cinco "core" países da Ásia Central.

O budismo era uma religião de destaque na Ásia Central, antes da chegada do Islã, ea transmissão do budismo ao longo da Rota da Seda eventualmente trouxe a religião para a China. Entre os povos turcos, Tengrianism foi à religião popular antes da chegada do Islã. Budismo tibetano é mais comum no Tibete, Mongólia, Ladakh e as regiões sul da Rússia da Sibéria, onde Xamanismo também é popular (incluindo as formas de adivinhação, tais como Kumalak). Contato e migração com pessoas Han da China trouxeram o Confucionismo e outras crenças para a região.

Nestorianismo era a forma de cristianismo mais praticada na região nos séculos anteriores, mas agora a maior denominação é a Igreja Ortodoxa Russa, com muitos membros, no Cazaquistão. Os judeus Bukharan eram uma comunidade considerável no Uzbequistão e Tadjiquistão, mas quase todos têm emigrado desde a dissolução da União Soviética.

Nowruz

Xmanismo

Judeus

Zoroatrismo

Cristianismo

Islamismo

Budismo

Igreja Ortodoxa