sábado, 17 de setembro de 2011

Gur Emir (Ponto Túristico)


Entre os monumentais complexos de Samarcanda, aparecidos a princípios do século XV se distingue o construído por Tamerlán em honra a seu neto Myjamed-Sultão e conhecido pelo nome de Gur Emir. O complexo tinha uma almadraza e uma khanaka (palácio destinado a alojar a convidados especiais e professores estrangeiros que chegavam para dar as aulas magistrais), situadas ao lado do palácio do seu neto Mujamed. Quando este morreu subitamente ao voltar de uma campanha em Ásia Menor, em 1403 Tamerlán ordenou a construção de um majestoso mausoléu.
A madraza não era muito grande, de planta retangular, tinha 29 cômodos em cada uma onde viviam dois estudantes. Através de um pátio com jardim se unia com a khanada situada em frente. Este pátio estava rodeado de um muro, tinha quatro abobadas iwanes (grandes salas abertas na frente e geralmente cobertas com uma cúpula) nos eixos e quatro minaretes nas esquinas.
Deste complexo apenas se há conservado o Muro Sul e a Porta Principal de entrada cuja superfície está completamente coberta de composições de mosaicos com tons brilhantes e finos gravados de figuras geométricas e motivos florais.
O Mausoléu foi construído em um estilo inovador para a época, seguindo uma corrente que apareceu a princípios do século XV dominada pelos princípios da arte centro-americana e das tendências orientais mais próximas. Sua construção começou no início de 1403 e se prolongou mais do previsto, terminou no final de 1404 quando o próprio Tamerlán não conformado com a altura da cúpula exterior ordenou aumentá-la.
Os sepulcros se encontram em uma pequena cripta subterrânea. Na sala principal está as tumbas decorativas lavradas em mármore, ônix, e incluso na do próprio Tamerlán com nefrite. A parede interior está coberta na sua base por um papel de mármore que a rodeia. Toda a extensa superfície do interior está decorada com numerosos ornamentos e pinturas de baixo relevo com pré-domínio de ouro nos traços. O solo está formado por azulejos cobertos de mármores. Uma vala talhada também em mármore, rodeia o recinto onde estão as tumbas. O exterior é coroado por uma fantástica Cúpula Nervada coberta de mosaicos azuis e figuras geométricas. Todo o conjunto se diferencia por seus rasgos solenes e monumentais.
Durante o século XV foram enterrando diferentes membros da família de Tamerlán, o primeiro foi Mir-Seid-Bereké, morto em 1403, depois os restos mortais de Tamerlán e seu neto, que estavam enterrados em Khanata foram transladados ao Gur Emir. Depois do assassinato de Uluz Bek, também seus restos mortais e seus dois jovens filhos foram sepultados ali. Outros membros da família dos Timuridas se encontram enterrados ao redor do mausoléu.
O Gur Emir nos assombra com sua simplicidade e grandeza, com suas formas arquitetônicas e com a monumental riqueza que o adorna. É sem dúvida um dos lugares mais impressionantes de Ásia Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário