- 70% das obras de arte do museu de Cabul no Afeganistão foram roubadas nos anos 1990 e vendidos no mercado negro, incluindo peças como de ouro Bactrio de Tilya Teppe e o Marfim de Begram. Os talibãs destruiram mais de 2000 peças e estátuas, conotando-as de anti-islâmicas.
- O Mausoléu de Bakhautdin Naqsband em Bukhara no Uzbequistão é o local Sufi mais importante de toda a Ásia Central.
- A maior parte dos Tajiques são Muçulmanos Sunitas, mas os Tajiques Pamiri ( das montanhas do Pamir ) da zona do Gorno-Badakhsahn são do grupo Muçulmano Ismaili, Shiitas e por isso não têm mesquitas.
- Os Uzbeques ao contrário dos Cazaques resitiram à “russificação”, tendo ao longo dos tempos redescoberto e valorizado a sua rica cultura e costumes. Os cazaques são os mais “russos” de todos os povos da Ásia Central.
- A percentagem de muçulmanos na Ásia Central varia desde 47% no Cazaquistão, 75% no Quirguistão, 85% no Tajiquistão, 88% no Uzbequistão e 89% no Turquemenistão.
Blog criado pelo grupo , composto por: Dayanne Alves,Breno Valentino, Igor Eduardo e Fellipe Matheus, feito para que você possa tirar suas duvidas sobre a Ásia Central.
sábado, 17 de setembro de 2011
Curiosidades 2
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário