Rio Amu
A característica climática que prevalece no subcontinente em questão interfere na composição hidrográfica presente na região, sendo restrita à quantidade de rios. Os principais rios são o Syr e Amu, ambos desembocam no Mar de Aral.
O mar de Aral está localizado a noroeste do Uzbequistão e a oeste do Cazaquistão. Esse mar tem sofrido grande impacto ambiental, desde a década de 60 o Aral está perdendo água (secando), sendo um dos maiores problemas de caráter ambiental do mundo.
O mar de Aral está secando porque um de seus principais afluentes, o rio Amu, teve seu curso desviado para atender as necessidades de irrigação para o plantio de culturas como o arroz e o algodão. Diante desse quadro, o mar de Aral passou a não receber uma significativa quantidade de águas, provocando a diminuição de seu volume.
Curiosidades sobre a Ásia Central
O Mar Aral foi antes o 4º maior lago do mundo. É hoje reconhecido como o maior desastre ecológico artificial do mundo. Nos anos 80, cerca de 60,000 pessoas viviam da pesca e eram retirados cerca de20,000 toneladas de peixe. Hoje quase tudo desapareceu na totalidade. O lago em 40 anos ficou reduzido a
menos 16 metros de água, mais de 70% do lago desapareceu.
Mar de Aral Antigamente
Mar de Aral Atualmente
Nenhum comentário:
Postar um comentário